quarta-feira, 18 de março de 2015

Comediante francês é condenado por apologia ao terrorismo

O comediante francês Dieudonné M'bala M'bala foi condenado hoje em Paris a dois meses de prisão com direito a suspensão da pena por apologia do terrorismo, informa o jornal francês Le Monde.

Depois dos atentados que mataram 17 pessoas em Paris de 7 a 9 de janeiro de 2015, ele publicou mensagem numa rede social apoiando Amédy Coulibaly, que matou quatro pessoas num ataque contra um supermercado de comida judaica em Paris e uma policial no dia anterior.

"Eu me sinto Charlie Coulibaly", escreveu Dieudonné em 11 de janeiro, o domingo em que milhões de pessoas saíram às ruas de Paris e várias cidades francesas em apoio à democracia e à liberdade de expressão, e contra o terrorismo.

O humorista ficou conhecido pelas tiradas antissemitas que usa como jogadas de marketing para promover seus shows. No caso, misturou a frase em solidariedade aos jornalistas do jornal satírico Charlie Hebdo, principal alvo do terror, com o sobrenome do terrorista do supermercado.

Dieudonné foi enquadrado numa nova lei mais rigorosa aprovada em novembro na França para combater a propaganda terrorista e o discurso para aliciar voluntários para o martírio. As penas previstas vão até sete anos de prisão e multa de até 100 mil euros.

Ele já havia sido multado várias vezes. Essa foi a primeira condenação capaz de dar cadeia. Na quinta-feira, Dieudonné espera outra sentença, resultado de um processo por ter lamentado em 2013 que um jornalista judeu não tivesse morrido nas "câmaras de gás". Se for condenado de novo, perde o direito à suspensão da pena e terá de cumprir as duas sentenças.

Nenhum comentário: