A França vai realocar parte de suas tropas estacionadas na República Centro-Africana para reforçar sua presença militar no Lago Chade no momento em que as Forças Armadas do Chade, do Níger e da Nigéria lançam uma ofensiva conjunta contra a milícia extremista muçulmana nigeriana Boko Haram, anunciou hoje o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, informou o sítio de notícias africanas Jeune Afrique.
Cerca de 3 mil soldados franceses baseados no Chade, no Mali e na República Centro-Africana participam da Operação Barkhane, lançada em julho de 2014 para apoiar o combate ao terrorismo na região do Sahel, no Sul do Deserto do Saara, em apoio aos governos de Burkina Fasso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quarta-feira, 11 de março de 2015
França reforça presença no Lago Chade na guerra contra Boko Haram
Marcadores:
África Ocidental,
Boko Haram,
Extremismo muçulmano,
França,
Jean-Yves le Drian,
Lago Chade,
Nigéria,
Operação Barkhane,
Sahel,
Terrorismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário