terça-feira, 17 de março de 2015

Netanyahu vence eleições em Israel, indica pesquisa de boca de urna

O partido Likud, do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, venceu as eleições parlamentares de hoje em Israel, indicou uma pesquisa de boca de urna do Canal 2 da televisão israelense, que dá 28 deputados ao partido, batendo a União Sionista, liderada por Isaac Herzog, que conquistaria 27 cadeiras. Outras duas pesquisas indicam empate em 27 deputados.

Netanyahu agradeceu aos militantes do partido por "uma grande vitória", mas Herzog não se deu por vencido. O líder trabalhista declarou que os "partidos de centro" estão prontos para governar Israel.

Nos últimos dias, as pesquisas davam vantagem à US com quatro deputados de vantagem, o que levou Netanyahu a fazer apelos desesperados, inclusive de não permitir a criação de uma pátria para o povo palestino.

Quando forem conhecidos os resultados definitivos, o presidente deve convidar o líder do partido com mais deputados para formar um governo. Como a maioria na Knesset, o Parlamento de Israel, é de 61 deputados, haverá um período para formação de um governo de coalizão.

Além do maior número de deputados, se a pesquisa de boca de urna se confirmar, Netanyahu ainda teria mais parceiros em potencial para formar uma coligação de governo que poderia se situar ainda mais à direita.

Com medo de perder as eleições, nos últimos dias, o primeiro-ministro radicalizou, canibalizando os votos de suas aliados à direita com a promessa de impedir o surgimento de uma Palestina independente.

Nenhum comentário: