sexta-feira, 13 de março de 2015

Ex-ministro do serviço secreto chinês vai a julgamento público

O ex-ministro da Segurança do Estado da China Zhou Yongkang, denunciado por corrupção, será submetido a um julgamento público, noticiou hoje a agência Reuters citando como fonte a mídia do regime comunista chinês.

Zhou Yongkang pertencia ao Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunistas, o seleto grupo de na época nove imperadores que realmente governavam a China, hoje reduzido a sete. É o mais alto funcionário atingido pela campanha anticorrupção usada pelo atual presidente do país e secretário-geral do PC, Xi Jinping, para consolidar o poder.

Seu processo será o mais importante politicamente desde o julgamento da Gangue dos Quatro, que incluía a viúva de Mao Tsé-tung, Jiang Ching, e foi condenada em 1981 por abuso de poder e violações dos direitos humanos cometidas durante a Grande Revolução Cultural Proletária (1966-76).

Na prática, Xi tenta destruir a base de poder de Zhou dentro do Ministério da Segurança do Estado, peça essencial no organograma do regime. Ele era aliado de Bo Xilai, o líder da ala neomaoísta que caiu em desgraça em 2012, quando articulava sua ascensão para o Comitê Permanente, foi expurgado e condenado à prisão perpétua. O mesmo destino aguarda Zhou.

Nenhum comentário: