Num sinal de divisão entre os homens mais poderosos da Ucrânia, sob pressão do presidente Petro Porochenko, o magnata Igor Kolomoiski renunciou ao cargo de governador da província de Dniepropetrovsk.
O banco PrivatBank, de Kolomoiski, é acionista minoritário na empresa de geração de energia elétrica Ukrnafta, cercada em 22 de março de 2015 em Kiev por homens armados supostamente leais a ele. Foi uma demonstração de força.
O oligarca estaria cobrando mais participação no governo de Petro Porochenko, outro magnata, que era conhecido como o rei do chocolate antes de ser eleito presidente depois da revolução que derrubou Viktor Yanukovich, aliado da Rússia.
Em resposta, o presidente russo, Vladimir Putin, anexou a região da Crimeia e fomentou uma revolta das populações de origem russa do Leste da Ucrânia com o objetivo de desastabilizar a ex-república soviética.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário