Os confrontos entre militantes do Estado Islâmico e do Amanhecer da Líbia se intensificaram hoje na cidade costeira de Sirte, terra natal do ditador Muamar Kadafi, deposto e morto em 2011, na chamada Primavera Árabe, noticiou a agência Reuters.
Depois de violentos combates no fim de semana, o Estado Islâmico tomou prédios públicos, um hospital e a Universidade de Sirte. Os médicos estrangeiros foram sequestrados, provavelmente para exigir pagamento de resgate, uma das formas de financiamento da milícia.
As forças do Amanhecer da Líbia receberam reforços hoje de milicianos de Missurata. O EI tenta explorar a situação de anarquia na Líbia, que não tem um governo estável desde a queda de Kadafi. No momento, o governo reconhecido internacionalmente tem sede em Tobruk, a 900 quilômetros da capital, dominada pelas milícias jihadistas reunidas no Amanhecer da Líbia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário