terça-feira, 24 de março de 2015

EUA vão manter 9,8 mil soldados no Afeganistão

Os Estados Unidos vão manter 9,8 mil soldados no Afeganistão até o fim de 2015, desacelerando a retirada, anunciou o presidente Barack Obama há pouco, em entrevista coletiva na Casa Branca ao lado do presidente afegão, Achraf Ghani Ahmadzai.

A expectativa anterior era que ficassem 5,5 mil soldados e não em missões de combate, apenas para treinar as forças de segurança locais. A retirada total fica adiada para 2017.

O principal motivo é a infiltração do Estado Islâmico, que estabeleceu uma base no Oeste do Afeganistão em janeiro para agir neste país e no Paquistão. Ontem, foi anunciado um acordo entre a Milícia dos Talebã e a minoria xiita hazara para proteger os xiitas do EI.

Obama destacou que o Afeganistão está assumindo a responsabilidade pelos combates, citando como prova o número de soldados e policiais mortos e feridos: "Queremos ter certeza de que estamos fazendo todo o possível para treinar as forças afegãs. Assim, não teremos de voltar."

A Guerra do Afeganistão, iniciada em 7 de outubro de 2001 para punir os responsáveis pelos atentados terroristas de 11 de setembro daquele ano, é a mais longa da história dos EUA.

Nenhum comentário: