A França, a quinta maior economia do mundo e a segunda da Europa, cresceu apenas 0,4% em 2014, a mesma taxa de 2013, mas o poder de compra das famílias subiu 1,1% no ano passado depois de ficar estagnado no ano anterior, revelou hoje o Insee (Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos).
No último trimestre de 2014, o avanço foi de apenas 0,1%. O consumo privado aumentou 0,6% no ano e 0,2% no fim do ano. O investimento caiu 1,6% no ano, mas registrou alta de 0,7% entre empresas não financeiras. O investimento das famílias baixou 5,9%. Está diretamente relacionado à compra da casa própria.
As exportações francesas cresceram 2,9% em 2014 depois de uma alta de 2,4% em 2013.
O déficit público caiu de 4,1% para 4% do produto interno bruto. Foi menor do que esperado. O pacto de sustentabilidade feito pelos 19 países que usam o euro como moeda limita em 3% o déficit público.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário