terça-feira, 31 de março de 2015

Iraque anuncia retomada de Tikrit do Estado Islâmico

Com o apoio das forças áereas dos Estados Unidos e aliados e de milícias xiitas, as forças de segurança do Iraque recapturaram hoje a cidade de Tikrit, terra natal do falecido ditador Saddam Hussein, depois de uma batalha de quatro semanas contra a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, anunciou hoje em Bagdá o governo iraquiano.

Em pronunciamento na televisão estatal, o primeiro-ministro Heidar al-Abadi afirmou que as forças governistas chegaram ao centro da cidade, onde hastearam a bandeira do Iraque no quartel-general, enquanto suas tropas continuam atacando os bolsões de resistência dos jihadistas nos bairros da periferia.

Se a reconquista se confirmar, será a maior vitória do governo iraquiano desde que uma ofensiva do Estado Islâmico tomou Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, em junho de 2014, e proclamou a fundação de um califado nos territórios tomados no Iraque e na Síria.

"A experiência de sucesso em Tikrit será repetida em outras áreas", previu o chefe de governo. Tikrit era a segunda maior cidade iraquiana em poder dos terroristas. Fica na estrada entre Bagdá e Mossul. Sua retomada é essencial para uma ofensiva para libertar Mossul prevista para os próximos meses.

Desde setembro do ano passado, os Estados Unidos entraram na guerra atacando o EI com bombardeios aéreos, sem usar tropas terrestres. Os combates em terra são realizados pelas forças de segurança do Iraque, guerrilheiros curdos, milícias tribais sunitas e milícias xiitas iraquianas coordenadas pela Guarda Revolucionária do Irã.

Nenhum comentário: