Com a reconquista de Bama, segunda maior cidade do estado de Borno, o Exército da Nigéria já libertou 36 cidades e vilas do Nordeste do país da milícia terrorista Boko Haram na ofensiva conjunta com outros países da região para garantir a realização das eleições de 28 de março de 2015. De acordo com o governo nigeriano, restam três municípios em poder dos rebeldes.
Os soldados nigerianos entraram na segunda feira em Bama, ocupada há seis meses, enquanto os exércitos de Camarões, Chade e Níger fecharam o cerco do outro lado da fronteira, impedindo a fuga dos rebeldes jihadistas. Todos esses países da África Ocidental foram alvo do grupo.
Desde que aderiu à luta armada para tentar impor sua versão extremista do islamismo na região, em 2009, pelo menos 12 mil pessoas foram mortas no conflito deflagrado pelo grupo Boko Haram, que significa repúdio à educação ocidental.
Num dos ataques mais revoltantes, há pouco menos de um ano, em abril de 2014, a milícia jihadista raptou 273 meninas de uma escola secundária. Mais de 200 continuam desaparecidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário