quarta-feira, 25 de março de 2015

Rebeldes tomam cidade no Sul da Síria próxima à Jordânia

Vários grupos rebeldes unidos, inclusive a Frente al-Nusra, braço da rede terrorista Al Caeda tomaram hoje a cidade de Bosra al-Sham, no Sul da Síria, a 10 quilômetros da fronteira com a Jordânia, que estava em poder da ditadura de Bachar Assad, noticiaram as agências France Presse e Associated Press.

O governo sírio ainda não admitiu oficialmente a perda da cidade, que foi capital da província romana da Arábia, era rota das caravanas que iam para Meca, na Arábia Saudita, e é considerada patrimônio histórico e cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

É a primeira vez em quatro anos de guerra civil na Síria que Bosra al-Sham, situada na província de Derá, cai em poder dos rebeldes. "Hoje é um dia feliz", declarou o rebelde Ahmed Massalma. Bosra al-Sham foi totalmente liberada."

Dez mil rebeldes participaram o assalto à cidade, onde o principal hotel e sítios históricos foram destruídos e saqueados. Bosra al-Sham é uma cidade predominantemente sunita de 30 mil habitantes.

No Norte da Síria, os rebeldes lançaram uma ofensiva contra Idlibe, mas aparentemente o governo resiste. Mais de 220 mil pessoas foram mortas no país desde o início da guerra civil, em 15 de março de 2011.

Nenhum comentário: