O presidente do Banco Central Europeu (BCE), o italiano Mario Draghi, confirmou hoje que o programa de compra de bônus para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação, estimular o crescimento e combater a deflação na Zona do Euro começa na segunda-feira, 9 de março de 2015.
O chamado "alívio quantitativo" foi adotado com sucesso pelos bancos centrais dos Estados Unidos e do Reino Unido. Draghi anunciou em janeiro que o BCE deve comprar títulos no valor total de 1 trilhão de euros durante o período de um ano e meio. Na prática, vai imprimir o dinheiro. Uma consequência será a desvalorização da moeda comum europeia.
A economia da Eurozona apresentou sinais positivos nos úlitmos dias, como o aumento de 1,1% nas vendas no varejo em janeiro, bem acima da expectativa dos economistas. Como importadora de energia, a Europa se beneficia da queda nos preços internacionais do petróleo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário