As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) fizeram no mês passado seu primeiro ataque depois de anunciar uma trégua unilateral em dezembro, confirmou hoje o Exército colombiano, noticiou a rádio BluRadio.
As autoridades do Departamento de Huila disseram que as FARC lançaram uma granada numa delegacia de polícia na zona rural do município de Neiva em 27 de fevereiro de 2015. Dois líderes das FARC e dois policiais morreram no ataque.
O governo da Colômbia e as FARC estão na fase final das negociações de paz realizadas em Havana, a capital de Cuba. Ainda não há acordo nas questões mais delicadas como punições, indenizações e a reintegração dos guerrilheiros há vida civil. Em negociações anteriores, militantes e os partidos de esquerda que fundaram foram alvos sistemáticos de esquadrões da morte, caso da União Patriótica nos anos 1990s.
De qualquer maneira, apesar do rompimento do cessar-fogo unilateral das FARC, a Colômbia nunca esteve tão perto da paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário