A cidade de Hatra resistiu ao Império Romano, mas suas ruínas do primeiro século antes de Cristo soçobraram diante da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante. A destruição foi confirmada ontem, dois dias depois do anúncio da destruição de Nimrod, uma cidade de mais de 3 mil anos que foi capital do Império Assírio.
"Estamos desesperados com o governo", resumiu o historiador Ali al-Nashmi, professor da Universidade Mustansiriya, em Bagdá, entrevistado pelo jornal The New York Times. "Estamos perdendo o país."
Centenas de sítios arqueológicos da província de Nínive, tomada em junho de 2014 pelo Estado Islâmico, foram destruídos ou estão ameaçados.
Os terroristas alegam estar combatendo a idolatria com base no princípio de que o islamismo proíbe a representação de seres humanos e animais. Eles destroem os grandes monumentos e prédios, mas roubam objetos menores que possam ser vendidos no mercado negro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário