Uma milícia ligada ao governo e os rebeldes tuaregues entraram em choque na cidade de Kidal, no Norte do Mali, na quinta-feira, 21 de julho de 2016. Em dois dias, cerca de 20 pessoas morreram, noticiou a agência Reuters citando fontes médicas.
A violência explodiu dois dias depois que as duas partes haviam assinado um acordo de cessar-fogo na cidade.
Depois de um golpe de Estado em 21 de março de 2012, os tuaregues tomaram a maior parte do Norte do Mali em aliança com milícias jihadistas como Al Caeda no Magrebe Islâmico, provocando uma intervenção militar da França em janeiro de 2013, quando os rebeldes ameaçavam marchar até a capital, Bamako.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário