quarta-feira, 27 de julho de 2016

Fed mantém taxas de juros mas indica aumento em breve

O Comitê de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos, decidiu hoje manter inalterada sua taxa básica de juros numa faixa de 0,25% a 0,5% ao ano, mas sinalizou um provável aumento ainda neste ano.

Nove dos 10 membros do comitê votaram a favor da manutenção da taxa atual, mas o Fed apontou uma redução dos riscos de curto prazo para a economia americana e a retomada na recuperação do mercado de trabalho depois da geração de apenas 87 mil empregos em maio.

A taxa básica foi elevada em dezembro do ano passado. Estava congelada desde dezembro de 2008 em 0-0,25% para combater a Grande Recessão de 2008-9.

No início do ano, a expectativa dos economistas era de quatro altas rumo à normalização da política monetária. Com a desaceleração da China, o Fed preferiu adotar a cautela. O mercado passou a apostar em duas altas.

Depois do plebiscito que aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), outro choque na economia internacional, a expectativa passou a ser de uma alta. Agora, os analistas acreditam que possa vir em setembro, um sinal de que o Fed confia na estabilidade da recuperação dos EUA, apesar das turbulências externas.

Nenhum comentário: