Por unanimidade, o Conselho de Segurança das Nações Unidas "condenou com a maior firmeza o ataque terrorista bárbaro e covarde" cometido ontem à noite em Nice, no Sul da França, quando 84 morreram atropeladas por um caminhão de 19 toneladas.
Em declaração conjunta, os 15 países do Conselho de Segurança da ONU manifestaram "profunda simpatia e condolências" às famílias das vítimas e à França.
O Conselho de Segurança reafirmou que "o terrorismo sob todas as suas formas representa uma das ameaças mais graves à paz e à segurança internacionais".
Assim, "todo terrorismo é criminoso e injustificável", declaram os países-membros, defendendo "a necessidade de que todos os países combatam o terrorismo por todos os meios possíveis", com respeito ao direito internacional.
Na realidade, uma das razões da onda de terror atribuída à milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante é a incapacidade da sociedade internacional de pacificar o Oriente Médio, especialmente a Síria e o Iraque. O terrorismo leva as guerras do Oriente Médio para o território das potências ocidentais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário