A Áustria vai realizar em 2 de outubro de 2016 o segundo turno da eleição presidencial depois que o Tribunal Constitucional anulou o resultado da votação de 22 de maio, anunciou hoje o chanceler (primeiro-ministro) social-democrata Christian Kern.
O candidato verde e independente Alexander Van der Bellen ganhou a eleição anulada, por 50,3% a 49,7%, com uma vantagem de apenas 30.863 votos. O candidato derrotado, Norbert Hofer, do Partido da Liberdade, de extrema direita, recorreu alegando irregularidades na apuração.
Mesmo sem detectar nenhuma fraude ou manipulação de votos, o supremo tribunal austríaco concluiu que houve negligência em algumas zonas eleitorais e na contagem dos votos depositados no correio. Para não deixar dúvidas sobre as eleições, "a pedra fundamental da nossa democracia", a Justiça anulou o resultado há quatro dias.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário