quarta-feira, 20 de julho de 2016

Discurso de Melania tem uma chance em um trilhão de não ser plágio

A probabilidade de que uma frase de 16 palavras seja repetida exatamente da mesma maneira em dois discursos é de um em um trilhão, estimou hoje a empresa responsável pelo programa de computador Turnitin, produzido para detectar plágio. Isso significa que a mulher do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Melania Trump, copiou um discurso da primeira-dama Michelle Obama.

Melania discursou na noite de segunda-feira, primeiro dia da convenção nacional para lançar o candidato do Partido Republicano à Casa Branca em 8 de novembro, Donald Trump. Seu papel era apresentar uma imagem humana do candidato, visto como um magnata imobiliário inescrupuloso.

Mas um jornalista desempregado teve a sensação de já ter ouvido aquelas palavras. Pesquisou na rede, descobriu o plágio e revelou-o publicamente nas redes sociais.

Pior ainda: a terceira mulher de Trump copiou Michelle Obama, uma figura odiada pelos republicanos, justamente na parte que fala dos valores da família e da educação dos filhos. Se ainda fosse uma primeira-dama do partido...

Trump faz aquele estilo arrasa-quarteirão: agride, nunca recua nem pede desculpas. Como era famoso por demitir candidatos a emprego ao vivo no seu programa de televisão, os americanos ficaram esperando a demissão do responsável.

A primeira versão divulgada nos meios de comunicação dos EUA era que dois redatores de discursos do partido enviaram um texto para Melania e ficaram surpreso quando ela leu um discurso muito diferente.

Para derrubar esta versão negativa para a candidatura Trump, hoje a redatora Meredith McIver pediu demissão. Ela declarou ser "amiga a admiradora da família Trump há muito tempo" e disse ter cometido um erro.

Ao revisar o discurso, Melania teria lido o discurso de Michelle como exemplo do que gostaria de dizer. Meredith afirma que introduziu alguns trechos lidos por Melania ao telefone sem conferir com os discursos de Michelle.

Numa reação aparentemente generosa, Trump rejeitou o pedido de demissão: "Ela cometeu um erro, mas todos cometemos erros", declarou o candidato à televisão americana ABC. Ficou uma forte suspeita de que Meredith foi recompensada por assumir a responsabilidade pelo plágio.

Nenhum comentário: