quinta-feira, 14 de julho de 2016

Conselho Muçulmano da França condena o atentado em Nice

Antes de qualquer grupo reivindicar a autoria do ataque terrorista desta noite em Nice, o Conselho Francês do Culto Muçulmano condenou o atentado, que fomenta a intolerância religiosa na França. Pelo menos 84 pessoas foram mortas por um caminhão de 19 toneladas jogado contra a multidão durante a festa de 14 de julho, marco do início da Revolução Francesa de 1789.

"A França é atingida mais uma vez mais por um atentado de extrema gravidade", declarou em comunicado oficial o Conselho Muçulmano, condenando o ataque "odioso e abjeto que visa nosso país no dia da festa nacional para celebrar os valores da liberdade, igualdade e fraternidade".

A nota acrescenta: "O CFCM transmite sua total solidariedade com os habitantes de Nice, exprime sua profunda compaixão às famílias das numerosas vítimas e deseja um pronto restabelecimento dos feridos." No fim, o texto pede a todos os muçulmanos da França que rezem nesta sexta-feira "em memória das vítimas deste ataque bárbaro".

O conselho que representa os cerca de 5 milhões de muçulmanos da França denuncia o extremismo em nome de sua religião, que certamente será explorado pela ultradireita antiestrangeiros e anti-imigrantes.

Nenhum comentário: