A ministra do Interior, Theresa May, confirmou seu favoritismo na primeira rodada de votação para escolha do novo líder do Partido Conservador, que será automaticamente o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ela conquistou a metade dos votos da bancada do partido na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico.
Theresa May recebeu 165 votos contra 66 para a ministra da Energia, Andrea Leadsom, 48 para o ministro da Justiça, Michael Gove, 34 para o deputado Stephen Crabb e 16 para o ex-ministro da Defesa Liam Fox. O último colocado foi eliminado e decidiu apoiar Theresa. Crabb abandonou a disputa e também vai apoiar a favorita.
Quando restarem apenas dois candidatos, a votação será aberta para todos os filiados do partido. Como Gove está sendo visto como traidor do ex-prefeito de Londres Boris Johnson, que liderou a campanha para deixar a União Europeia e era o favorito, é provável que o Reino Unido tenha sua segunda primeira-ministra, depois de Margaret Thatcher (1979-90).
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário