Os Estados Unidos vão mandar mais 560 soldados ao Iraque para a campanha contra a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, anunciou hoje o secretário de Estado, Ash Carter, citado pela agência Associated Press (AP).
A maioria dos novos soldados vai apoiar as tropas iraquianas na criação de um centro de operações na base aérea de Kayara, recapturada em 9 de julho. Os militares americanos inspecionaram ontem a base, que será importante na ofensiva para retomar Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, ocupada pelo Estado Islâmico desde 10 de junho de 2014.
Carter acrescentou que assessores dos EUA poderão acompanhar as forças iraquianas na ofensiva sobre Mossul, mas não revelou mais detalhes. A retomada de Mossul será a batalha decisiva para expulsar o Estado Islâmico do país, negando-lhe uma base territorial.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário