A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou hoje a responsabilidade pelo ataque de um jovem afegão de 17 anos com um machado e uma faca num trem no interior da Alemanha. Quatro pessoas saíram feridas. O jovem foi morto pela polícia na fuga.
"O autor do ataque com arma branca na Alemanha era um combatente do Estado Islâmico", declarou a agência oficial de notícias do grupo na Internet, Amaq.
Na noite de ontem, aos gritos de "Alá é o maior!", o jovem atacou passageiros de um trem que ia de Treuchlingen para Wurzburg, no estado da Baviera. Ele chegou sozinho à Alemanha há dois anos, onde pediu asilo como menor desacompanhado. No quarto do adolescente, a polícia encontrou uma bandeira do Estado Islâmico. As quatro vítimas eram de Hong Kong, na China.
O ataque é uma tragédia para a crise dos refugiados, observou o jornal inglês The Independent. Vai aumentar a rejeição aos refugiados. Mais de 1 milhão de refugiados pediram asilo à Alemanha só no ano passado, mas a imensa maioria não vai para países ricos. Fica em países vizinhos de zonas de guerra como Turquia, Líbano, Jordânia e Paquistão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário