quinta-feira, 14 de julho de 2016

Hollande prorroga estado de emergência por três meses

Em pronunciamento à nação neste momento, pouco antes das 4h em Paris, o presidente François Hollande acaba de anunciar a prorrogação do estado de emergência na França por 90 dias a partir de 26 de julho por causa do atentado terrorista que matou pelo menos 80 pessoas hoje à noite em Nice.

O terrorista, morto pela polícia, seria um homem de 31 anos com dupla nacionalidade, francês e tunisiano, informou o jornal local Nice-Matin. Esses dados são de uma carteira de identidade encontrada no caminhão. Sua autenticidade não foi confirmada. A Tunísia é o país que mais forneceu voluntários para lutar pela milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante nas guerras civis do Iraque e da Síria.

Hollande prometeu um combate sem trégua ao terrorismo e à milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, mantendo a mobilização de 10 mil soldados e policiais para garantir a segurança. A França participa dos ataques aéreos contra o grupo na Síria e no Iraque.

"É toda a França que está sob ameaça do terrorismo islamista. Assim, nestas circunstâncias, devemos fazer uma demonstração de vigilância absoluta e de uma determinação sem falha", afirmou Hollande, abrindo o flanco para críticas. Afinal, é mais um desafio à autoridade do Estado francês.

"Nós devemos reforçar ainda mais nosso nível de proteção", declarou o presidente da França. "Assim, decidi, sob proposição do primeiro-ministro e dos ministros da Defesa e do Interior, que vamos manter em nível elevado a Operação Sentinela, que permite mobilizar 10 mil soldados e policiais."

Mais cedo, antes do ataque, o presidente francês revelou que assessores militares vão participar da ofensiva do Exército do Iraque para retomar a cidade de Mossul, em poder do Estado Islâmico desde junho de 2014. Ele também havia anunciado a suspensão do estado de emergência a partir de 26 de julho.

O problema é que o estado de emergência, agora mantido, não tem sido suficiente para evitar ações terroristas na França.

Amanhã, às 9h da manhã (4h em Brasília), o presidente reúne o Conselho de Segurança e Defesa Nacional no Palácio do Eliseu. Depois, vai a Nice com o primeiro-ministro Manuel Valls.

Nenhum comentário: