Cerca de 80% dos moradores que vivem ao longo da fronteira entre os Estados Unidos e o México são contra a proposta do pré-candidato do Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, de construir um muro entre os dois países, indica uma pesquisa divulgada ontem.
Na pesquisa feita pelo canal de televisão Univisión e os jornais Dallas Morning Post e Cronkite News, 86% dos residentes do lado mexicano e 72% dos moradores ao norte do Rio Grande repudiram o projeto.
Só 10% dos 727 moradores das cidades mexicanas de Matamoros, Novo Laredo, Cidade Acuña, Cidade Juárez, Nogales, São Luís e Tijuana ouvidos na pesquisa são a favor de uma das ideias mais controvertidas da atual campanha eleitoral nos EUA. Do lado americano, 22% apoiam o projeto de Trump.
Quem pagaria a conta? Só 2% dos moradores dos EUA concordam com a proposta de Trump de que o México deve pagar pela obra.
Trump também promete expulsar os 11 milhões de imigrantes ilegais e ameaçou proibir a entrada de muçulmanos nos EUA, o que é inconstitucional. A Emenda nº 1 à Constituição dos EUA garante plena liberdade religiosa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 19 de julho de 2016
Moradores da fronteira EUA-México rejeitam muro proposto por Truman
Marcadores:
Casa Branca 2016,
Donald Trump,
Eleição presidencial,
EUA,
fronteira,
Imigração,
imigrantes ilegais,
Liberdade Religiosa,
México,
Muçulmanos,
muro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário