sexta-feira, 22 de julho de 2016

Atirador deixa pelo menos nove mortos em Munique

Pelo menos nove pessoas foram mortas e várias outras feridas num centro comercial e talvez em outros locais da cidade de Munique, no Sul da Alemanha. A notícia inicial era de um atirador solitário no centro comercial Olympia, mas testemunhas falaram em até três atiradores e a televisão americana CNN disse que haveria ataques a tiros em outros locais da cidade.

O ataque foi a uma lanchonete McDonald's no grande centro comercial Olympia, muito frequentado por famílias. Tem cinemas e áreas de diversão para crianças. A polícia local recomenda à população que evite lugares públicos, num sinal de que teme ações terroristas coordenadas.

Uma testemunha disse que seu filho viu um atirador carregando uma pistola no banheiro do centro comercial. Acrescentou que o atirador gritava "Alá é o maior!" ao disparar sua arma, o que caracterizaria o ataque como uma ação terrorista cometida por extremistas muçulmanos.

Outra possibilidade é de que se trate de um extremista de direitista interessado em atacar estrangeiros. Hoje é o quinto aniversário do massacre de 77 pessoas cometido na Noruega pelo neonazista Anders Breivik.

Se for jihadista, este ataque terá um tremendo impacto na Alemanha, que recebeu mais de um milhão de refugiados no ano passado, numa decisão da chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel de cumprir a legislação da Europa, muito criticada dentro de seu próprio partido. Outros líderes da União Europeia se recusaram a fazer o mesmo.

Há quatro dias, um jovem afegão de 17 anos atacou passageiros de um trem no interior do estado da Baviera, deixando quatro feridos em estado grave. Munique é a capital da Baviera. Foi a primeira ação terrorista no país reivindicada pela milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Munique foi o local do pior atentado terrorista da história da Olimpíada. Em 1972, o grupo terrorista palestino Setembro Negro sequestrou e matou 11 atletas da delegação de Israel.

Recentemente, a Alemanha tem sido poupada, embora os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos tenham sido organizados por uma célula da rede Al Caeda em Hamburgo. Os principais alvos na Europa costumam ser a França e o Reino Unido, que participam da coalizão aérea liderada pelos EUA na luta contra a milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Nenhum comentário: