A milícia Estado Islâmico do Iraque e do Levante derrubou hoje um helicóptero sírio Mi-25 fabricado na Rússia perto da cidade de Palmira, na província de Homs, no centro da Síria, matando dois pilotos russos, revelou em Moscou o Ministério da Defesa.
O Estado Islâmico divulgou um vídeo do ataque na sua agência de notícias na Internet Amaq. O helicóptero foi atingido quando tentava deixar a área depois de ficar sem munição.
A Rússia e os Estados Unidos anunciaram um acordo para unir forças no combate ao Estado Islâmico na Síria, mas ainda não há sinais visíveis desta cooperação no campo de batalha. O acordo entre Rússia e Turquia faria parte desta coordenação geral de esforços contra a milícia terrorista.
Com a reaproximação entre Moscou e Washington, é improvável que o ditador sírio Bachar Assad faça qualquer concessão nas negociações de paz mediadas pelas Nações Unidas. Mais do que derrubar Assad, o maior objetivo dos EUA é derrotar o Estado Islâmico.
NOTA: dias depois, o Ministério da Defesa da Rússia desmentiu sua própria notícia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário