Um alto comandante militar considerado ministro da Guerra da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Tarkhan Batirachvili, teria sido morto no Iraque, noticiou o jornal britânico The Independent.
Batirachvili, mais conhecido pelo nome de guerra de Omar al-Chichani, Omar o Checheno, teria morrido perto de Charkate, ao sul de Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, informou a Amaq, agência de notícias do Estado Islâmico na Internet.
Não é a primeira vez que a morte de Al-Chichani, natural da ex-república soviética da Geórgia, é noticiada. Em março, foi dito que ele teria sido morto num bombardeio aéreo dos Estados Unidos na Síria. Agora, por ser divulgada pela agência do EI, a notícia ganha credibilidade.
Sob intensa pressão nos campos de batalha do Oriente Médio, o Estado Islâmico perde territórios no Iraque e na Síria. Por isso, apela cada vez mais ao terrorismo.
Hoje, o jornal francês Libération revelou que o chefe do serviço secreto militar da França mencionou numa comissão parlamentar de inquérito sobre os atentatos terroristas em Paris que um brasileiro ligado ao Estado Islâmico estaria preparando um ataque contra a delegação francesa durante a Olimpíada do Rio de Janeiro.
O governo brasileiro nega ter qualquer informação concreta sobre essa ameaça.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário