Depois de um fim de semana sangrento, com mais de 300 mortes, o vice-presidente Riek Machar retirou suas forças de Juba, a capital do país mais jovem do mundo, o Sudão do Sul, criado em 2011, no fim de uma longa guerra civil no antigo Sudão, noticiou a agência Reuters.
O cessar-fogo acertado em agosto de 2015 foi reinstaurado depois dos violentos conflitos do fim de semana entre facções leais ao presidente Salva Kiir Mayardit e o vice. As tropas de Machar devem ficar fora da capital até a trégua ser consolidada.
A explosão do último fim de semana acontece num país arrasado, com a economia deprimida pela queda nos preços internacionais do petróleo. Não há recursos para sustentar uma guerra civil, mas o acordo de paz foi seriamente abalado pelos combates dos últimos dias.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário