A Coreia do Norte testou hoje sem sucesso um míssil balístico lançado de submarino que perdeu força nas primeiras etapas do voo, revelou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, citado pela agência Reuters.
O comando estratégico dos Estados Unidos identificou o míssil balístico baseado em submarino norte-coreano como KN-11. O teste foi realizado às 11h30 pela hora local (0h30 em Brasília) perto de Sinpo, no Leste da Península Coreana.
Os EUA, o Japão e a Coreia do Sul condenaram o teste. O motor funcionou bem na hora do disparo, mas o míssil explodiu sobre a água 10 quilômetros depois.
Com o desenvolvimento da tecnologia de mísseis de submarinos, o regime comunista norte-coreano quer criar a opção de lançar um contra-ataque mesmo se suas instalações em terra forem destruídas. O objetivo é criar uma força de dissuasão nuclear, com mísseis capazes de transportar ogivas atômicas.
No momento em que os EUA reatam com Cuba e fazem acordo com o Irã para tentar neutralizar diplomaticamente o programa nuclear iraniano, as relações com a Coreia do Norte são um anacronismo, estão em dissonância com a realidade, observa a empresa de consultoria e análise estratégica Stratfor.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário