segunda-feira, 25 de julho de 2016

Refugiado sírio fere 12 pessoas em atentado terrorista suicida

Um refugiado sírio de 27 anos que teve seu pedido de asilo negado na Alemanha se matou ontem à noite em mais um atentado terrorista no estado da Baviera, desta vez na cidade de Ansbach, perto de um festival de música. No telefone dele, a polícia encontrou um vídeo jurando lealdade a Abu Baker al-Baghdadi, líder supremo da milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

A explosão aconteceu por volta das dez da noite (17h em Brasília). O terrorista suicida tentou entrar no recinto do festival, mas foi barrado por não ter ingressos, contou uma testemunha. Ele se afastou e detonou diante de um restaurante a bomba que levava numa mochila cheia de pregos e peças metálicas para ampliar o impacto da explosão.

O secretário do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, adversário da política de acolhimento de refugiados da chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel, revelou que o terrorista chegou à Alemanha há dois anos, havia tentado o suicídio pelo menos duas vezes e havia recebido tratamento num centro de atendimento psiquiátrico. Um milhão de refugiados chegaram ao país no ano passado.

Na segunda-feira passada, um jovem refugiado afegão de 17 anos feriu quatro pessoas gravemente com um machado e uma faca num trem em Wurzburg, na Baviera. Na sexta-feira, um jovem alemão de origem iraniana de 18 anos matou nove pessoas antes de se suicidar num centro comercial da Munique.

Nenhum comentário: