No atentado mais mortífero do ano no Iraque, pelo menos 215 pessoas foram mortas e outras 200 feridas hoje em Bagdá em um ataque com carro-bomba reivindicado pela milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, informou a polícia local, citada pela televisão pública britânica BBC.
Um carro-bomba explodiu no distrito de Karrada, perto do centro da capital do Iraque, no início da noite, momento de grande movimentação no comércio, quando os muçulmanos quebram o jejum que são obrigados a seguir durante o sagrado mês do Ramadã, que termina neste fim de semana.
Ao visitar o local, o primeiro-ministro Haider al-Abadi foi hostilizado por populares.
O ataque foi realizado pouco mais de uma semana depois da queda da cidade de Faluja, que estava em poder do Estado Islâmico desde janeiro de 2014. A milícia terrorista ainda ocupa grandes faixas do Norte e do Oeste do território iraquiano, mas vem perdendo terreno progressivamente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário