Numa consequência prática do reatamento entre Israel e a Turquia, caminhões turcos com roupas e alimentos cruzaram hoje a fronteira israelense e entraram na Faixa de Gaza, noticiou a agência Associated Press (AP).
Os interesses estratégicos diante de inimigos comuns no Oriente Médio levaram a uma reaproximação entre os dois países. As relações bilaterais estavam abaladas desde o ataque de Israel a uma flotilha que tentou furar o bloqueio naval a Gaza em 31 de maio de 2010, quando dez turcos foram mortos.
Depois de várias guerras de Israel contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e do isolamento do grupo com o fim de apoio da Síria e a queda do governo da Irmandade Muçulmana no Egito, Gaza é uma região arrasada, superpovoada e sem oportunidades para mais de 1,1 milhão de palestinos que vivem no território.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Já deu para perceber que o inimigo maior tornou-sem o hesbolah, e Israel começou seu clássico jogo de fortalecer um ( Hamas ) e atiça-lo contra o outro.
Ambos são inimigos de Israel. A jogada é a reaproximação com a Turquia, um país não árabe com ambição a potência regional no Oriente Médio.
Postar um comentário