O preço do barril de petróleo tipo West Texas Intermediate caiu hoje para US$ 53,27 na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), acumulando uma queda de 46% no ano de 2014, informou há pouco o jornal The Wall Street Journal.
A queda nos preços do petróleo ameaça as economias de países muito dependentes das exportações do produto, especialmente a Venezuela, o Irã, a Argélia, a Nigéria e a Rússia. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acaba de anunciar mudanças no regime cambial para evitar o colapso da economia do país.
As causas são o aumento da oferta, especialmente por causa da exploração de gás e óleo de xisto betuminoso nos Estados Unidos, e a decisão das monarquias árabes exportadoras de petróleo, lideradas pela Arábia Saudita, de manter sua fatia do mercado afastando concorrentes de alto custo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário