A União Europeia decidiu hoje proibir a exportação de gasolina de aviação para a Síria, a partir de 14 de dezembro de 2014, porque a Força Aérea do país estaria atacando indiscriminadamente populações civis, noticiou o jornal israelense The Jerusalem Post.
A proibição inclui o financiamento e o seguro de exportações de gasolina de aviação para a Síria. Estão excluídos combustível e aditivos para aviões não militares que pousarem no país, que está em guerra civil há três anos e meio, com mais de 200 mil mortes.
No momento, os Estados Unidos e seus aliados estão bombardeando a milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante no Norte da Síria. A ditadura de Bachar Assad se aproveita do ataque a um de seus inimigos para tentar melhorar suas posições na guerra civil síria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário