O regime comunista de Cuba libertou hoje o americano Alan Gross, preso há cinco anos na ilha, como parte de um grupo de 53 presos políticos a serem soltos, enquanto os Estados Unidos anunciaram a libertação de três dos Cinco de Cuba, condenados por espionagem.
Gross havia sido preso há cinco anos e condenado por espionagem por tentar introduzir equipamentos para levar a Internet à ilha.
Mais tarde, o presidente Barack Obama deve anunciar a maior mudança na política dos EUA em relação a Cuba desde a imposição do embargo, em 1962, em retaliação pelo confisco de propriedade de americanos pelo governo socialista liderado por Fidel Castro. A conclusão de Obama é que o embargo é contraproducente.
As medidas devem reduzir as restrições de viagem e de remessa de dólares para Cuba. Os EUA devem retirar Cuba de países que patrocinam o terrorismo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário