O advogado, blogueiro e ex-candidato a prefeito de Moscou Alexei Navalny, considerado o principal líder da oposição na Rússia, foi condenado hoje a três anos e meio de prisão por "fraude" e "desvio de fundos", mas teve direito a suspensão da pena. Seu irmão Oleg foi sentenciado a três anos e meio de cadeia em regime fechado.
A condenação de Oleg revoltou Alexei Navalny, que violou os termos da prisão domiciliar a que está submetido para participar de um protesto contra o julgamento, na capital russa: "Querem me punir por tabela?", reclamou, antes de ser preso a caminho da manifestação.
Na denúncia, a promotoria pediu dez anos de prisão para Alexei e oito para Oleg.
Aos 38 anos, Alexei Navalny, um advogado carismático que se notabilizou por denunciar a corrupção da cleptocracia presidida por Vladimir Putin, se tornou o maior inimigo político do Kremlin. Ele analisou contas e concorrências públicas, e provou que altos funcionários e magnatas da Rússia têm mansões e bens no exterior não declarados ao imposto de renda. Candidato a prefeito de Moscou, obteve 27% dos votos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário