Em uma tentativa de golpe de Estado, homens armados atacaram hoje Banjul, a capital da República da Gâmbia, um país da África Ocidental com apenas 11.295 quilômetros quadrados e 1,8 milhão de habitantes, aproveitando a ausência do presidente Yahya Jammeh, que está na França. O Exército resistiu. Pelo menos quatro pessoas morreram e outras quatro saíram feridas.
Os rebeldes seriam liderados pelo ex-comandante da guarda do palácio do governo, coronel Lamin Sanneh. Eles saíram do Senegal para invadir a Gâmbia. Sanneh estaria ferido e possivelmente morto.
Yahya Jammeh está no poder desde um golpe militar, em 1994. Ele foi eleito presidente em 1996, 2001, 2006 e 2011, mas governa sob uma ditadura com um partido dominante, o Partido Popular Progressista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário