Um avião-espião da Rússia quase bateu num avião de passageiros ontem na Suécia, depois de desligar os transpônderes para não ser percebido pelos radares da aviação comercial, informou o jornal The Times of India. A Força Aérea de Suécia mobilizou um esquadrão aéreo para interceptar o avião, identificado como um avião-espião russo.
A Suécia era neutra durante a Guerra Fria. Só aderiu à União Europeia em 1995, depois do fim da União Soviética, em 1991, e não faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar entre a América do Norte e a Europa, liderada pelos Estados Unidos.
Desde que começou a crise na Ucrânia, especialmente depois da queda do presidente Viktor Yanukovich, em fevereiro de 2014, a tensão aumentou por causa das tentativas da Rússia de intimidar o Ocidente com movimentações de suas Forças Armadas.
Em outubro, a Marinha sueca detectou uma invasão de suas águas territoriais por um submarino russo. As provocações de Moscou continuam.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário