quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Corte Europeia compensa empresa do Irã por sanções

A Corte Europeia de Justiça decidiu ontem compensar com 50 mil euros, cerca de US$ 62,3 mil ou R$ 163 mil, uma companhia iraniana que alegou ter sido incluída injustamente na lista de sanções da União Europeia contra o programa nuclear do Irã.

A empresa Safa Nicu Sepahan foi acusada de fornecer equipamento para uma central nuclear iraniana, mas o tribunal entendeu não haver provas suficientes de comprometimento da companhia.

O Irã deve retomar em breve as negociações com as cinco grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, Rússia, França e Reino Unido) e a Alemanha para desarmar seu programa nuclear. As potências ocidentais querem que o Irã pare de enriquecer urânio, assim nunca chegaria ao teor necessário para fazer uma bomba atômico.

De sua parte, o Irã insiste no direito de desenvolver tecnologia nuclear para fins pacíficos. Israel não confia em acordos com o regime fundamentalista iraniano. Está pronta a atacar as instalações nucleares do inimigo.

Nenhum comentário: