Ao discursar na 1ª Conferência Internacional contra a Violência e o Extremismo, realizada em Teerã, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, considerado um aiatolá moderado, propôs hoje a formação de uma aliança regional no Oriente Médio para combater grupos extremistas.
Pela proposta de Rouhani, os países do Oriente Médio deveria formar uma coalizão semelhante à liderada pelos Estados Unidos na luta contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
O Irã colabora com o governo do Iraque e apoia a ditadura de Bachar Assad na guerra civil da Síria, o que às vezes o coloca ao lado dos EUA.
Oficialmente, os dois países afirmam que não coordenam suas operações militares, embora seja difícil acreditar que duas forças aéreas possam atuar no mesmo espaço sem trocar informações. Estão negociando, junto com os outros membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha, o desarmamento do programa nuclear iraniano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário