O Exército da Síria avançou nos arredores de Alepo, a maior cidade do país, tomando a região a leste das fazendas de Malah, informou a agência Reuters. Cerca de 34 jihadistas da Frente al-Nusra, braço da rede terrorista Al Caeda, e do Estado Islâmico do Iraque e do Levante foram mortos em combate.
As forças governamentais beneficiam-se dos bombardeios aéreos dos Estados Unidos e seus aliados contra os grupos jihadistas. O Exército sírio tenta agora tomar áreas a oeste de Alepo para cortar as linhas de suprimento do Estado Islâmico, isolando seus milicianos.
Um enviado especial das Nações Unidas propôs um cessar-fogo para permitir a fuga da população civil, mas os rebeldes temem que o regime aproveite a trégua para assumir o controle da cidade inteira, como fez em Homs, a terceira maior cidade da Síria.
Mais de 200 mil pessoas foram mortas em três anos e meio de guerra civil na Síria, sem que os rebeldes conseguissem derrubar a ditadura de Bachar Assad nem fossem derrotados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário