O governo da China expurgou o líder do Partido Comunista na cidade de Kunchan, Guan Aiguo, e o prefeito Lu Jun, responsabilizando-os por uma explosão numa fábrica de autopeças que matou 146 pessoas em agosto de 2014, noticiou hoje a agência Reuters. Dezoito pessoas foram processadas pelo acidente.
Outra explosão, numa fábrica na cidade de Fochan, com 17 mortes e outras 20 pessoas feridas, acaba de ser anunciada, aumentando a longa lista de acidentes industriais no país.
A China passa pelo mais rápido processo de industrialização da história, com sérios danos colaterais ao meio ambiente e aos trabalhadores. Numa ditadura comunista, na maioria dos casos, o cidadão chinês não tem a quem recorrer.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário