A polícia da Colômbia prendeu ontem em Medelim Carlos Alirio Buitrago,mais conhecido como Caro Loco, um dos principais comandantes do Exército de Libertação Nacional (ELN), o segundo maior grupo guerrilheiro de esquerda em atividade no país, noticiou hoje o jornal El Espectador.
Buitrago era responsável pelas operações de sequestro e extorsão do ELN. Ele tinha se refugiado na Venezuela para não ser preso, mas voltou à Colômbia em setembro para retomar as atividades guerrilheiras.
Há dois anos, o governo Juan Manuel Santos negocia a paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o maior grupo guerrilheiro, em Havana, a capital de Cuba. Ainda não houve acordo sobre como punir os crimes cometidos durante a longa guerra civil colombiana e reintegrar os guerrilheiros à vida civil.
As FARC foram fundadas em 1964 como braço armado do Partido Comunista Colombiana. O país estava em guerra civil desde o assassinato do líder liberal Jorge Eliécer Gaitán, em 9 de abril de 1948. O ELN, de inspiração castrista, também foi criado em 1964.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário