domingo, 14 de dezembro de 2014

Maduro promete não aumentar preço da gasolina na Venezuela

A Venezuela não vai aumentar o preço da gasolina para o consumidor final, prometeu o presidente Nicolás Maduro em entrevista que foi ao ar hoje. O país cobra o menor preço do mundo pela gasolina, cerca de dois centavos de dólar por litro.

Com a queda de 40% nos preços internacionais do petróleo nos últimos meses, a economia venezuelana e o regime chavista estão à beira do colapso. Uma das saídas para a crise seria cortar os subsídios aos combustíveis.

Um aumento no preço da gasolina afetaria diretamente a população de baixa renda, principal segmento de apoio ao regime, que sofre com inflação de 80% ao ano e desabastecimento de produtos básicos como papel higiênico, açúcar, carne, leite e farinha de trigo.

Maduro prometeu reformar o setor de energia em 2015, acrescentando não ter pressa em fazer isso, mas a queda na renda do petróleo o pressiona a tomar medidas de emergência. Para não acabar com a revolução e as políticas econômicas equivocadas herdadas do finado caudilho Hugo Chávez, o regime está destruindo a Venezuela.

Nenhum comentário: