Apesar de novos protestos populares contra as medidas de austeridade que o país enfrenta nos últimos seis anos, o Parlamento da Grécia aprovou hoje por pequena margem o orçamento para 2015, evitando a queda do governo do primeiro-ministro conservador Antonis Samaras. Ele alegou que é o primeiro orçamento grego equilibrado em décadas.
De um lado, os credores internacionais e a troika formada pela União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, exigem mais medidas de contenção nos gastos públicos.
Nas ruas de Atenas e de outras cidades gregas, os manifestantes exigem a queda do governo e eleições antecipadas porque programas sociais estão sendo cortados enquanto os salários estão estagnados e o desemprego atinge um quarto da população econômica ativa e a metade dos jovens.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário