sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mil palestinos enfrentam forças israelenses em Hebron

Cerca de mil palestinos enfrentaram hoje as forças de segurança de Israel em Hebron, na Cisjordânia ocupada, depois que um jovem palestino foi baleado no pé por policiais e soldados israelenses que patrulhavam uma festa organizada pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) numa escola local para festejar seu 27º aniversário.

Israel montou vários postos de controle militar na área e disparou bombas de gás lacrimogênio contra centenas de palestinos reunidos numa mesquita próxima à escola, num momento de aumento das tensões na Cisjordânia ocupada, inclusive no setor árabe de Jerusalém.

A violência e a tensão crescem na Cisjordânia ocupada na medida em que o governo linha-dura israelenses abandona as negociações de paz e vozes importantes da ultradireita repudiam a criação de um Estado Nacional palestino e declaram Israel como um "Estado Judaico".

As implicações são que haverá apenas um país na Palestina, Israel, e que os árabes serão cidadãos de segunda classe. É uma solução inaceitável. Só vai prolongar a guerra, num momento em que Israel enfrenta outros desafios existenciais, da ofensiva do Estado Islâmico do Iraque e do Levante à bomba nuclear do Irã.

Nenhum comentário: