Cuba recebeu em 2014 um número recorde de cerca de 3 milhões de turistas e a tendência é de um aumento em 2015 com o reatamento das relações diplomáticas com os Estados Unidos.
O turismo é a terceira maior fonte de renda da ilha do Mar do Caribe, depois da exportação de serviços médicos, inclusive para o Brasil, e das remessas de cubanos residentes nos exterior, especialmente nos EUA.
Com o reatamento, os americanos poderão usar cartões de crédito em Cuba, um estímulo para a economia da ilha, mas o embargo econômico imposto a partir de 1960 depende do Congresso dos EUA, onde o Partido Republicano terá maioria em 2015.
A situação política na ilha não muda, como declarou o ditador Raúl Castro. Vários dissidentes foram presos ontem, quando tentavam organizar um protesto na Praça da Revolução, no centro de Havana, abrindo um microfone para populares darem depoimentos sobre a reaproximação com os EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário