quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Senado dos EUA aprova ajuda à Ucrânia

O Senado dos Estados Unidos, ainda com maioria do Partido Democrata, aprovou hoje a Lei de Apoio à Liberdade na Ucrânia, que oferece armas defensivas e ajuda energética ao país e amplia as sanções contra empresas do setor de defesa da Rússia.

A lei autoriza a venda de armas defensivas no valor de US$ 350 milhões, mas não armamento letal, e dá às ex-repúblicas soviética da Geórgia, da Moldova e da Ucrânia o status de "aliado não-membro" da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar da América do Norte e da Europa, liderada pelos EUA. A Ucrânia recebe ainda uma ajuda energética de curto prazo de US$ 50 milhões.

O projeto segue agora para a Câmara dos Representantes. Não é certo que possa ser votado antes do fim da atual legislatura. Em 2015, assume o novo Congresso, eleito em 4 de novembro.

A Ucrânia está em crise desde novembro de 2013, quando o então presidente Viktor Yanukovich rompeu negociações de associação com a União Europeia. Essa decisão provocou uma revolta popular que levou à queda de Yankovich, um aliado de Moscou, em fevereiro de 2014.

Em reação, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fomentou uma revolta dos russos étnicos e linguísticos na península da Crimeia, anexando-a à Federação Russa em 17 de março, depois de um referendo não reconhecido internacionalmente.

Desde o início de abril, a revolta dos ucranianos russos contra o governo de Kiev explodiu também no Leste da Ucrânia, onde as províncias de Donetsk e Luhansk estão parcialmente controladas por rebeldes. Moscou nega qualquer interferência direta, mas são mercenários, armas e equipamentos russos que fortalecem o exército rebelde.

Nenhum comentário: