Em uma entrevista coletiva de fim de ano, o presidente Vladimir Putin acusou hoje o Ocidente de querer subjugar e desarmar a Rússia, culpando "fatores externos", especialmente a queda nos preços do petróleo, pelo colapso do rublo na pior crise econômica do país em 17 anos.
Mesmo admitindo que as sanções internacionais são fruto da anexação da Crimeia e da crise na Ucrânia, o homem-forte do Kremlin alegou que os problemas econômicos "são o pagamento por nossa independência e soberania". Putin prometeu a retomada do crescimento em dois anos.
Hoje a União Europeia proibiu investimentos e comércio com a Crimeia a partir de 20 de dezembro de 2014. Apesar da queda do rublo, a Europa deve continuar pressionando a Rússia e acabar com a intervenção militar na ex-república soviética da Ucrânia.
Putin ainda tem grande popularidade. Até quando?
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário